Monday, May 29, 2006

Os patinhos brancos

"Seu avental sujo de ovo...blábláblá" - Impossível lembrar do resto da letra desta musiquinha cantarolada pela minha prima em época remotíssima em circustâncias.Onde éramos menininhas vestidas com capricho em adornos e gomas. A única coisa que mudava entre nossas roupas era a cor.O modelo era sempre o mesmo, o tamanho do xadrez do casaco também.As cores dela sempre tendiam à feminilidade.Já as minhas, tendiam ao caos das descombinações.Minha mãe não media esforços para que eu ficasse parecida com minha priminha. Minha tia exigia que pelo menos a cor fosse diferente !
Mas não era isso que eu estava pensando em falar. A musiquinha que citei anteriormente, foi o que absorvi da minha parente de casaco feminino e xadrez.Ela remetia essa música à idealização da figura materna.Logo, minha mãe também passou a ser vista como uma camponesa gordinha e estabanada, com o avental sujo e fedorento de ovo....com patinhos brancos ao seu redor.
Isso servia como argumento para que eu absolvesse-a de todos seus ataques de fúria, palavrões endereçados a minha pessoinha.Pois imaginava a pobre mãe, caindo com um cesto de ovos, depois de tropeçar no vai-e-vém do vira-lata...e " seu avental todo sujo de ovo"..Isso porque nesta época eu não sabia o que era fazer pão.E muito menos que pra fazer pão usava-se ovos e avental.Minha prima que era mais esperta, via uma mãe padeira.Eu eu via...bem, já falei.
A paisagem interiorana, de patinhos bonitinhos foi me acenando de longe um adeus definitivo. Vi minha mãe cada dia mais urbana.Mais magra e bonita.Habilidosa com as coisas.Resiliente aos acontecimentos devastadores que jamais encontraria equivalente no meio do mato.De fato, ela sempre viveu nesta enorme cidade, com todas as suas coisas e dores. Eu é que imaginei demais.E desde lá, o que imagino é pesadelo.Prefiro ao mundo real, urbano ou rural...

No comments: